Tipos de Saltos
Anabela
Originado entre os anos 30 e 40, o salto Anabela começa alto no calcanhar e diminui, gradualmente, até a parte dianteira do pé.
Possuí inúmeras variações de altura no calcanhar e reaparece com grande freqüência no cenário da moda.
Carrapeta
Tipo de salto largo, inclinado para dentro e adaptado aos mocassins e botinhas tipo Beatles, característico dos anos 60, adotado por grande parte da juventude brasileira.
Luís XV
Tipo de salto de sapato, largo na base e acinturado no meio, adotado no período do reino de Luís XV (1715 – 1774) na França.
Plataforma
O solado plataforma pode ser interiço e totalmente plano ou interiço e levemente arqueado no meio. Pode, ainda, ser formado por um salto e um soldo espesso que acompanha todo o arco do pé e termina na frente do calçado. Já outra versão, conhecida por meia-pata, é composta por um grande salto, sola com espessura normal na altura do arco do pé e parte frontal mais alta. Além das plataformas usadas pelas cortesãs venezianas no século XVI, conhecidas por chapins, pode-se dizer que sapatos e sandálias com plataforma começaram a ser mais usados no século XX, a partir do final dos anos 30, tiveram o seu ápice nos anos 40 e voltaram à cena da moda em plena era Disco, nos anos 70. O solado plataforma já foi fabricado em cortiça aparente ou em madeira e já foi revestido por fios naturais, veludo, seda, plástico e couro. A versão com camadas superpostas de cortiça, no final dos anos 30, foi uma das mais famosas entre modelos criados. Sabrina: O pequeno salto recebeu este nome depois de sua aparição em 1954, no filme Sabrina onde a atriz Audrey Hepburn protagonizava a personagem. Não deve passar dos cinco centímetros de altura, deve ser fino e ter o cabedal delicado. Stiletto: O salto stiletto, também conhecido por salto agulha ou salto lápis, originou-se no início dos anos 50 na Itália e, na época, era confeccionado em madeira e reforçado por uma liga metálica no interior. Nos anos 60, um plástico resistente foi o substituto escolhido para o uso do salto. No pós-guerra, era o complemento ideal para os elegantes tailleurs, e sua altura poderia atingir até 9 centímetros. Embora tal medida tenha sido alvo de muitas críticas à época, o stiletto já chegou aos 12 centímetros no final do século XX e início do século XXI
REFERÊNCIAS:
Dicionário da Moda, de Marco Sabino. Editora Campus, 2006. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cal%C3%A7ado http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapato http://www.mncalcado.br/site.html http://www2.uol.com.br/modabrasil/historia_calc/calcado/index2.htm http://www.museudocalcado.com.br/incInternas.php? page=textoshistoriacalcado/historiacalcado1.html&menu=hist_HistCalc.php http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI492570-EI1545,00.html http://www.revistasintetica.com.br/internasNoticias.asp? newsMundoEventosArtesDicasmodaCulturaruaEspeciasID=277 http://www.sapatosonline.com.br/ http://www.santamoda.com.br/passado.asp?codigo=138
Mariana Gomes Fontoura
Fonte: http://www.lfsapatos.com.br/Salto cone
Como o próprio nome sugere, salto em forma de cone invertido. Existem em diversas alturas.
Salto virgula
O designer francês Roger Vivier, conhecido pelas inovadoras formas dos seus saltos, criou o salto vírgula na década de 1950.
Salto Luiz IV
Um salto em forma de flauta ou ampulheta que se alarga na base. Pode ser de qualquer altura e deve seu nome ao rei Luis XV.
Salto Luis modificado
O modelo ao lado é criação de Roger Vivier que modificou o salto Luis dando-lhe uma forma mais leve.
Salto cubano
Um salto largo e que vai ficando mais delgado na parte posterior. Muito usado por dançarinas de tango.
Stiletto (ou Salto Agulha)
Saltos finos cuja altura é superior a 10,0 cm. Ao lado você vê um modelo de sapato scarpin com salto stiletto.
Salto prisma
Salto em linhas retas, também conhecido como salto de ponteira.
Salto plataforma
Tem formatos variados, mas são acompanhados de uma plataforma da sola que vai de dois a seis centímetros.
Salto cowboy
Muito usado em saltos para botas de cowboy, tem a forma de um cone mais achatado.
Fonte: http://www.rexona.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário